quinta-feira, 10 de junho de 2021

Conheça as universidades do RS que fazem o ENEBD

Quatro universidades participam da organização do evento 

Universidade de Caxias do Sul (UCS), Universidade Federal do Rio Grande (Furg), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e Centro Universitário Leonardo Da Vinci (Uniasselvi) ofertam cursos de graduação nas áreas temáticas do 3º Encontro Nacional dos Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Ciência e Gestão da Informação (ENEBD).  

Estas são as instituições com as quais os estudantes da Comissão Organizadora do ENEBD têm vínculo. Conheça quais são: 

Ufrgs
Com informações e foto do site institucional

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), com sede em Porto Alegre, capital do Estado do Rio Grande do Sul, é uma instituição centenária, reconhecida nacional e internacionalmente. Ministra cursos em todas as áreas do conhecimento e em todos os níveis, desde o Ensino Fundamental até a Pós-Graduação. Tem milhares de estudantes de graduação e pós-graduação. 

A qualificação do seu corpo docente, composto em sua maioria por mestres e doutores, a atualização permanente da infraestrutura dos laboratórios e bibliotecas, o incremento à assistência estudantil, bem como a priorização de sua inserção nacional e internacional são políticas em constante desenvolvimento.

Por seus prédios circulam, diariamente, cerca de 40 mil pessoas em busca de um dos mais qualificados ensino do país. Este, aliado à pesquisa, com reconhecidos níveis de excelência, e a extensão, a qual proporciona diversificadas atividades à comunidade, faz com que a UFRGS alcance altos níveis de avaliação.

A UFRGS, como instituição pública a serviço da sociedade e comprometida com o futuro e com a consciência crítica, respeita as diferenças, prioriza a experimentação e, principalmente, reafirma seu compromisso com a educação e a produção do conhecimento, inspirada nos ideais de liberdade e solidariedade.

UCS
Com informações e foto do site institucional

Em meio século de atividades, a Universidade de Caxias do Sul (UCS) marcou a vida de mais de 100 mil pessoas, que contribuem com o seu conhecimento para o progresso da região e do país. 

Localizada na região nordeste do Rio Grande do Sul, a Universidade de Caxias do Sul faz parte da vida de uma região com mais de 1,2 milhão de pessoas. 

Como instituição comunitária, a UCS está em permanente diálogo com a sociedade. Seus interesses são os da coletividade e o resultado de suas ações é totalmente reinvestido na qualificação institucional.

Com atuação no campo do ensino, pesquisa, inovação e extensão, a UCS mantém unidades em oito cidades, atingindo diretamente uma população de mais de 1 milhão de habitantes. Seu Campus-Sede está localizado na cidade de Caxias do Sul, um polo de desenvolvimento industrial com reconhecimento nacional. As demais unidades universitárias estão localizadas nas cidades de Bento Gonçalves, Vacaria, Canela, Farroupilha, Guaporé, Nova Prata e São Sebastião do Caí.

Com ênfase no ensino de graduação e pós-graduação, a UCS responde pela formação de milhares de profissionais, que têm a possibilidade de aperfeiçoar sua formação nos programas de pós-graduação - Especializações, MBAs, Mestrados e Doutorados oferecidos pela Instituição nas diferentes áreas do conhecimento.

A Uniasselvi é a maior instituição de ensino superior de Santa Catarina e uma das maiores do Brasil, ofertando mais de 300 cursos de graduação, pós-graduação e técnicos nas modalidades presencial e a distância. São mais de 700 polos de ensino a distância em todos os estados e 10 unidades próprias de ensino presencial em Santa Catarina e no Mato Grosso.

Ao longo de sua história, a Uniasselvi cresceu e se expandiu, acompanhando o crescimento das regiões onde atua. Grande parte desse crescimento aconteceu graças à atuação em pequenas e médias cidades, desde o início da operação do EAD, em 2005, sendo a primeira instituição a implantar unidades educacionais e oportunizar o acesso ao ensino superior para moradores de cidades do interior.

Em 2019, quando completou 20 anos de atividade no mercado da educação, a instituição também alcançou a marca de 200 mil alunos no ensino a distância. O ano torna-se ainda mais especial com a conquista da nota máxima no Conceito Institucional EAD, concedida pelo Ministério da Educação (MEC) no mês de junho, através do Recredenciamento Institucional. Pouco tempo depois obteve a segunda nota máxima, concedida pelo MEC, desta vez no ato de Recredenciamento do Centro Universitário Leonardo da Vinci. Com isso, a Uniasselvi tornou-se a única instituição de grande porte com nota máxima nos dois conceitos.

Furg
Com informações e foto do site institucional


A história da Universidade Federal do Rio Grande (Furg) começa com esforços conjuntos de setores da comunidade rio-grandina que se uniram para viabilizar a implementação do ensino superior na cidade na década de 1950.  


Essa motivação colaborativa seguiu inspirando a comunidade universitária a se engajar com o desenvolvimento regional e nacional, através da inserção nas demandas de seu entorno. Por isso, desde 1987, a Furg assume como vocação institucional os ecossistemas costeiros e oceânicos. Ou seja, nos comprometemos com a criação e a difusão de conhecimento dedicado a compreender a complexidade das manifestações naturais, sociais, culturais e históricas do ecossistema em que estamos inseridos. A Furg existe enquanto envolvida com sua comunidade e região.

Atualmente, através de sua estrutura multicampi, a Furg estende sua atuação para as cidades de Santo Antônio da Patrulha, São Lourenço do Sul e Santa Vitória do Palmar, consolidando-se como um importante dinamizador social do extremo sul do Rio Grande do Sul e do Brasil.

Nossas atividades de ensino, pesquisa e extensão possibilitam a milhares de estudantes, além do saber técnico e científico, uma experiência de cidadania. Por meio de ações afirmativas e decisões estratégicas, a universidade busca oferecer um ambiente igualitário para que os estudantes possam desenvolver a vida acadêmica com toda a sua diversidade, do ingresso à colação de grau.



Projeto executado através do Edital Criação e Formação Diversidade das Culturas realizado com recursos da Lei Aldir Blanc nº 14.017/20.


Nenhum comentário:

Postar um comentário